O sistema linfático é uma das inúmeras funções do organismo, serve como via secundária de acesso, por onde os líquidos intersticiais são devolvidos ao sangue.
As principais funções do sistema linfático são a absorção e transporte de líquido intersticial (principalmente proteínas) e a defesa do organismo, pois são nos nódulos linfáticos onde os microrganismos invasores são destruídos e é onde contem células linfóides, responsáveis pela memória imunológica.
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma forma especial de massagem, destinada a melhorar as funções do sistema linfático por meio de manobras precisas, leves, suaves, lentas e rítmicas, que obedecem o trajeto deste sistema.
Este tipo de massagem se diferencia dos outros métodos por não causar vasodilatação (hiperemia) ou hematomas, e sim relaxamento.
A DLM mobiliza apenas uma corrente de líquidos que está nos tecidos mais superficiais e nos vasos linfáticos localizados entre a pele e a camada que recobre a musculatura. A DLM é muito procurada na área de dermato-funcional e estética, pois pode ser uma ótima aliada no tratamento de:
- Fibro Edema Gelóide (celulite)- melhora a circulação do líquido que fica entre as células adiposas, amenizando assim o aspecto casca de laranja;
- Linfedema - Diminui o edema causado por alguma deficiência do sistema linfático;
- Pós-operatórios - melhora a cicatrização, diminui hematomas e edemas decorrentes do procedimento;
- Rejuvenescimento facial - melhora a nutrição celular;
- Retenção de líquido - melhora o inchaço, principalmente decorrente do período menstrual;
A técnica tem algumas contra-indicações como problemas cardíacos recentes, infecção, distúrbio ou afecção imunológica, tumores, flebite, trombose, hipertiroidismo ( drenagem na face ou no rosto) e nos três primeiros meses de gestação.